Distrito 9

 

É um filme de baixo orçamento (30 milhões de dólares) para os padrões de Hollywood, mas mesmo assim é uma mega produção recheada de efeitos especiais. O filme é obra do jovem diretor sul-africano Neill Blomkamp ganhou atenção e elogios da crítica pelo conteúdo político. O filme concorre ao Oscar em 4 categorias além de “Melhor Filme”, “Melhor Edição”, “Melhor Roteiro Adaptado” e “Melhor Efeitos Visuais”.

O filme utiliza naves gigantes e uma rixa entre humanos e alienígenas para fazer uma alegoria sobre a segregação. O filme que trata alienígenas como favelados e parece mais um documentário de que um filme.  Na trama, uma nave resolve parar em cima de Johannesburgo, na África do Sul. Ao longo de vinte anos, os alienígenas são capturados, assentados e organizam uma grande favela na periferia da cidade. E tudo isso é narrado na forma de documentário, temos falsos especialistas que falam, cenas filmadas como em telejornais. Tudo para dar o ar verossímil à situação inusitada.

distrito9_3

Sinopse: A humanidade esperava por um ataque hostil ou por gigantes avanços tecnológicos, nada disso veio. Os alienígenas chegam à Terra como refugiados e se instalam em uma área da África do Sul, o Distrito 9, enquanto os humanos decidem o que fazer com eles.
A Multi-National United (MNU) é uma empresa contratada para controlar os alienígenas e mantê-los em campos de concentração e deseja receber imensos lucros para fabricar armas que tenham como “matéria-prima” as defesas naturais dos extraterrestres. Mas a MNU falha na tentativa de fabricação das armas e descobre que para que elas sejam ativadas, o DNA dos aliens é necessário. O tensão entre humanos e aliens aumenta quando Wikus van der Merwe espalha um misterioso vírus que modifica o DNA das criaturas impedindo a poderosa MNU de colocar em prática seus planos de exploração sobre as criaturas de outro planeta.
Então o homem que se torna o mais procurado do mundo, tem que fugir, e sem casa e sem amigos, só tem um lugar onde se esconder: Distrito 9.

Ficha Técnica:
Gênero: Ficção Científica
Origem: Estados Unidos
Direção: Neill Blomkamp
Elenco: Sharlto Copley (Wikus Van De Merwe), Jason Cope (Grey Bradnam), Nathalie Boltt (Sarah Livingstone), Sylvaine Strike (Katrina McKenzie), John Sumner (Les Feldman)
Roteiro: Neill Blomkamp e Terri Tatchell
Ano: 2009

Share