Invictus

Invictus

 

invictus2Como sempre Clint Eastwood consegui fazer um bom filme e desta vez contando um pouco da historia do presidente da Africa do Sul, Nelson Mandela.  O filme que conta com a participação do excelente ator Morgan Freeman que interpreta Mandela e Matt Damon que interpreta o capitão da seleção de rugby Francois Pienaar.

Quando se ouve falar deste filme pensa-se lavem um filme biográfico politico ruim, mas não é bem assim o filme mostra um pouco da história de Nelson Mandela no período em que ele se tornou presidente, mas como de forma inteligente usou um esporte nacional para diminuir a segregação racial que existia no país. Além disso o filme mostra que mesmo passando 27 anos na prisão e sendo eleito para presidente Mandela se mostrou um homem calmo e que se preocupa com todos independente de sua cor ou crença.

Além do que tem feito para o país na época em que foi eleito presidente Nelson Mandela se mostrou uma pessoa pronta para lutar por um país melhor para todo o povo sul africado.

Invictus é um pequeno poema do poeta Inglês William Ernest Henley (1849-1903). Ele foi escrito em 1875 e publicado pela primeira vez em 1888. Nelson Mandela, citou-o como fonte de inspirarão durante seu tempo na prisão. Durante o filme foi citado um poema que Nelson Mandela citou como fonte de suas forças enquanto esteve preso. Segue abaixo o poema:

Invictus

Do fundo desta noite que persiste
A me envolver em breu – eterno e espesso,
A qualquer deus – se algum acaso existe,
Por mi’alma insubjugável agradeço.
Nas garras do destino e seus estragos,
Sob os golpes que o acaso atira e acerta,
Nunca me lamentei – e ainda trago
Minha cabeça – embora em sangue – ereta.
Além deste oceano de lamúria,
Somente o Horror das trevas se divisa;
Porém o tempo, a consumir-se em fúria,
Não me amedronta, nem me martiriza.
Por ser estreita a senda – eu não declino,
Nem por pesada a mão que o mundo espalma;
Eu sou dono e senhor de meu destino;
Eu sou o comandante de minha alma.

O filme tem 2 horas e 8 minutos de duração e não é nem por um minuto um filme cansativo e prende a sua atenção do inicio ao fim. Gostei muito deste filme e a cada dia gosto mais dos filmes dirigidos por Clint Eastwood.

invictus

Ficha Técnica:
Título Original: Invictus
Sinopse: Invictus acompanha o período em que Nelson Mandela (Morgan Freeman) sai da prisão em 1990 e torna-se presidente em 1994. Na tentativa de diminuir a segregação racial na África do Sul, o rugby é utilizado para tentar amenizar o fosso entre negros e brancos, fomentado por quase 40 anos. O jogador Francois Pienaar (Matt Damon) é o principal nome.
Gênero: Drama
Origem: EUA
Direção: Clint Eastwood
Elenco: Morgan Freeman , Matt Damon , Tony Kgoroge , Patrick Mofokeng , Matt Stern
Roteiro: Anthony Peckham, baseado em livro de John Carlin
Ano: 2009

Share