Denzel Washington

Denzel Washington

 

Nascido no subúrbio de Mount Vernon, arredores de Harlem, em Nova York, o ator é filho do pastor protestante Denzel Washington e da cabeleireira Lennis Washigton. Na infância, o ator não costumava ir muito ao cinema, preferia jogar futebol. Acabou fazendo algumas peças na faculdade de Jornalismo, onde se formou. Depois, foi estudar teatro em São Francisco. Chamou a atenção no seriado de TV St. Elsewhere e estreou no cinema fazendo o filho adotivo de George Segall em A Cara do Pai.

denzel-washington-01

O ator é casado com a atriz e cantora Paullete Person, com quem tem quatro filhos, e faz o gênero caseiro. Não costuma freqüentar as badalações das estrelas de Hollywood, diz adorar pizza e pode ser visto ao lado da família todo domingo às 10 horas na Igreja Pentecostal de Los Angeles. Tendo representado papéis marcantes, tais como o personagem real de Hurricane – O Furacão, o ator foi indicado ao Oscar cinco vezes e faturou duas.

A primeira, como ator coadjuvante em Tempo de Glória, de 1989, no qual fez um escravo transformado em soldado durante a Guerra da Secessão. A outra foi em 2002, quando interpretou um tira corrupto em Dia de Treinamento. Dessa vez, Washington levou a estatueta de Melhor Ator.
ABC – Segundo dos três filhos do pastor protestante Denzel Washington e da cabeleireira Lennis Washington, ele nasceu em 28 de dezembro de 1954, no subúrbio de Mount Vernon, arredores do Harlem, em Nova York.

Badalação – O ator faz o tipo caseiro e sossegado. Não costuma freqüentar as badalações das estrelas de Hollywood e adora ficar em casa ao lado da mulher e dos filhos. Só comparece mesmo nas premières de seus filmes.
Cinema – Na infância, Denzel não tinha o hábito de ir ao cinema, preferia jogar futebol. Quando menino lembra-se de ter visto O Rei dos Reis, Os Dez Mandamentos e Os 101 Dálmatas.
Despojado – Tão famoso quanto Mel Gibson ou Kevin Costner, Denzel Washington faz de tudo para não parecer uma estrela. No braço, um relógio Casio bem baratinho.
Estréia – Denzel fez algumas peças na faculdade de Jornalismo, onde se formou. Depois, estudou teatro em São Francisco. Chamou atenção no seriado de TV St. Elsewhere e estreou no cinema fazendo o garotão filho adotivo de George Segall em A Cara do Pai.
Família – É casado com a atriz e cantora Pauletta Person, que conheceu em 1977 quando fazia o telefilme Wilma, um de seus primeiros trabalhos. O casal tem quatro filhos: John David, Katia e os gêmeos Malcom e Olivia.

denzel-washington-06

Garoto – O menino Denzel Washington não era de muita briga, mas isso não significa que era um exemplo de bom comportamento. Ele gostava de faltar às aulas e ficar aprontando pela rua.
Hábitos – Denzel Washington faz o gênero gente como à gente. Ele não dispensa pizzas e costuma ser visto, com a família, todo domingo às 10 da manhã na Igreja Pentecostal de Los Angeles.
Indiscreto – No programa da apresentadora Bárbara Walters, ele deixou escapar que não foi o mais fiel dos maridos. Desde então, passou a ser mais discreto a respeito de seu casamento.
Jejum – Para interpretar o lutador de Hurricane – O Furacão, treinou boxe durante um ano e meio e trocou 20 quilos de gordura por uma sólida estrutura muscular.
Lutador – O personagem real de Hurricane – O Furacão, imortalizado por Bob Dylan na canção Hurricane, é uma das mais elogiadas performances do ator. Ele foi indicado para o Oscar, ganhou o Globo de Ouro e o Urso de Prata no Festival de Berlim.
Mansão – A família Washington vive confortavelmente numa mansão de Los Angeles que pertenceu ao astro William Holden.
Núpcias – Durante uma viagem à África do Sul, Denzel e a mulher Paulette renovaram os votos nupciais, sob as bênçãos do bispo Desmond Tutu.
Oscar – Ganhou o Oscar duas vezes. A primeira foi como ator coadjuvante em Tempos de Glória (1989). O outro foi em 2002, quando viveu um tira corrupto em Dia de Treinamento. Dessa vez, Washington levou a estatueta de Melhor Ator. No total, foi indicado cinco vezes.

denzel-washington-05

Papéis – Denzel analisa a dificuldade de conseguir papéis: “Se nos Estados Unidos vivessem 200 milhões de negros e 25 milhões de brancos, possivelmente Tom Cruise teria os mesmos problemas que eu tenho para conseguir bons papéis”.
Quem – Ele é considerado o sucessor de Sidney Poitier, o primeiro ator negro a vencer as barreiras raciais de Hollywood. Durante a 74ª Cerimônia do Oscar, em 2002, além das semelhanças em relação às suas carreiras, ficou claro que há uma grande cumplicidade entre ambos.
Racismo – O ator não nega que continua sofrendo discriminações por causa de sua cor de pele. Mas prefere nem falar disso, para não dar mais importância a isso.
Sexy – Todo ano, a revista People promove a concorrida eleição do homem mais sexy do mundo. E em 1998, deu Denzel Washington na cabeça.

denzel-washington-Oscar

Templo – A vocação interpretativa do menino Denzel surgiu assistindo os sermões inflamados do pai pastor, ao ritmo de gospel. Aos 11 anos, ele começou a ajudar no salão de belezas da mãe lavando cabeças, logo depois veio o divórcio dos pais.
Uhhh – O sexo que tive com Denzel em frente às câmeras foi o melhor da minha vida. A declaração é da sempre exagerada Angelina Jolie, a parceira de O Colecionador de Ossos, no qual ele faz um tetraplégico que só consegue levantar o dedo.
Vidente – O garotão Denzel estava no salão de beleza da mãe e uma velha lhe pediu um papel. Ela escreveu sobre o futuro dele, inclusive que influenciaria milhões de pessoas. Denzel ficou impressionado e carrega sempre a tal folha de papel.
X – Uma das atuações mais impressionantes de Denzel Washington é como o controvertido líder negro Malcom X, no filme de Spike Lee. E durante as filmagens, morreu o pai dele, aos 81 anos de idade.

Denzel-Washington-filmes

Filmografia:

2014 – O Protetor
2013 – Dose Dupla
2012 – O Voo
2012 – Protegendo o Inimigo
2010 – Incontrolável
2010 – O Livro de Eli
2009 – O Sequestro do Metrô 1 2 3
2007 – O Gângster
2007 – O Grande Desafio
2006 – O Plano Perfeito
2006 – Déjà Vu ( 2006)
2004 – Sob o Domínio do Mal
2004 – Chamas da Vingança
2003 – Por um Triz
2002 – Voltando a Viver – Antwone Fisher
2001 – Dia de Treinamento
2001 – Um Ato de Coragem
2000 – Duelo de Titãs
1999 – Hurricane – O Furacão
1999 – O Colecionador de Ossos
1998 – Jogada Decisiva
1998 – Possuídos
1998 – Coragem sob Fogo
1998 – Nova York Sitiada
1996 – Um Anjo em Minha Vida
1995 – O Diabo Veste Azul
1995 – Maré Vermelha
1993 – O Dossiê Pelicano
1993 – Muito Barulho Por Nada
1993 – Filadélfia
1992 – Malcolm X
1991 – Mississippi Masala
1991 – Sem Limite para Vingar
1990 – Mais e Melhores Blues
1990 – Uma Estranha Condição
1989 – Tempo de Glória
1989 – O Poderoso Quinn
1989 – Herói sem Pátria
1987 – Um Grito de Liberdade
1986 – Os Donos do Poder
1984 – A História de um Soldado
1981 – A Cara do Pai

Share