Hugh Jackman

Hugh Jackman

 

Hugh Michael Jackman nasceu em Sydney no dia 12 de outubro de 1968 e tem parentesco Inglês, Hugh é caçula de cinco filhos, e o segundo a nascer nas terras australianas. Seus pais são Chris Jackman e Grace Watson que são ingleses. Sua mãe saiu de casa quando ele tinha oito anos e ele ficou com o pai e os irmãos.

HughJackman

Hugh frequentou uma escola apenas para meninos, a Knox Grammar School, onde estrelou a produção do musical “My Fair Lady” no ano de 1985. No ano seguinte, passou um ano trabalhando na Uppingham School, na Inglaterra. Hugh Jackman tem grande grau de comunicação por ter feito jornalismo na Universidade de Tecnologia de Sydney, Austrália.

Depois de ter se formado, fez Artes Dramáticas na Western Australia Academy of Performing Arts. Logo depois, conseguiu um papel no drama “Corelli”, de 1995, com Deborra-Lee Furness, que viria mais tarde a ser sua esposa.

Como cantor, Hugh estrelou no papel de Gaston na produção australiana “A Bela e a Fera” e também apareceu como Joe Gillis na produção australiana “Sunset Boulevard”. Em 1999, Jackman fez o filme “Erskineville Kings”, que lhe rendeu uma indicação ao “Australian Film Institute”na categoria Melhor Ator em 1999. Encontrou o sucesso ao interpretar no cinema a personagem dos X-Men, Wolverine.

Foi indicado a vários prêmios por sua atuação em filmes. Em 2000, quando ele realmente explodiu em “X-Men“, recebeu duas indicações no MTV Movie Awards, uma em “Melhor Revelação Masculina” e outra na categoria “Melhor Equipe”. Em 2001, foi indicado na categoria “Melhor Ator em Comédia ou Musical” no Globo de Ouro por sua atuação em “Kate & Leopold“.

Em 2003 é indicado na categoria “Melhor Luta“, também no MTV Movie Awards, e também em “X-Men“, na segunda parte da cinessérie. Entretanto, foi no teatro que ele ganhou seu primeiro prêmio de expressão. Em 2004, no Tony Awards, o Oscar do teatro americano, foi indicado na categoria de “Melhor Ator em Musical” por sua interpretação no espetáculo “The Boy from Oz”, levando o prêmio.

Hugh Jackman se casou em 11 de abril de1996, com Deborrah-Lee Furness, que conheceu ao atuar em Corelli. Sua mulher teve dois abortos espontâneos após terem adotado duas crianças: Oscar Maximillian, de 12 anos, e Ava Eliot, de 7 anos. Atualmente, a família mora em Manhattan, Nova York.

Hugh_Jackman

Além de talentoso, Hugh Jackman também é romântico. Ele mesmo fez o design do anel de noivado para sua mulher e, nas alianças de casamento, está gravada a seguinte frase em sânscrito:”Om paramar mainamar”, traduzido como “Nós dedicamos nossa união a uma força maior”.

Em 2001 estrelou, ao lado de Jonh Travolta e Halle Berry, o suspense hightech “A Senha: Swordfish“. No longa, Jackman interpreta o superhacker Stanley Jobson, capaz de quebrar os mais complexos códigos de segurança da rede. Ele entra no jogo de Gabriel Shear (John Travolta), para fazer um roubo de 9,5 bilhões de dólares. Foi nesse filme que ele contracenou pela segunda vez com Halle Berry, encontrando com ela mais duas vezes, em “X-Men 2” e “X-Men: O Confonto Final“.

hugh-jackman-wolverine

No ano de 2004, deu vida ao caçador de vampiros e lobisomens Van Helsing, no filme “Van Helsing – O caçador de Monstros“. O longa mistura o personagem caçador de vampiros de Bram Stocker, do romance Drácula (quem ele tem que caçar e matar no filme), com Frankenstein, da escritora inglesa Mary Shelley, monstro que ele também tem que matar. Os lobisomens são ingredientes a mais, totalmente dispensáveis ao filme.

Ano passado, ao lado de uma atriz também australiana (talvez a melhor e mais conhecida), Nicole Kidman, filmou o maior filme da história do cinema australiano, o longa “Austrália.” O filme teve um orçamento estimado em 12o milhões de dólares. A fita de época, que se passa durante a segunda guerra mundial, conta a história de uma arrogante aristocrata inglesa, Sarah Ashley (Kidman), que possui uma fazenda naquele país. Ela vai à Austrália encontrar com seu marido, mas descobre que ele foi assassinado. Então, para não perder a fazenda, ela se una a um vaqueiro (Drover/Hugh Jackman) e a um garoto aborígene. Juntos eles têm que levar o gado para outro canto do país. Lindas cenas paisagísticas.

Hugh-Jackman01

Filmografia:

2013 – The Wolverine
2013 – Os Miseráveis
2012 – A Origem dos Guardiões
2012 – Flor da Neve e o Leque Secreto
2011 – Gigantes de Aço
2011 – X-Men: Primeira Classe
2011 – Butter
2009 – X-Men Origens: Wolverine
2008 – Austrália
2008 – A Lista – Você Está Livre Hoje?
2007 – Scoop – O Grande Furo
2006 – Por Água Abaixo (voz)
2006 – Happy Feet – O Pinguim (voz)
2006 – O Grande Truque
2006 – A Fonte da Vida
2006 – X-Men: O Confronto Final
2004 – Van Helsing – O Caçador de Monstros
2003 – X-Men 2
2001 – Kate & Leopold
2001 – Swordfish – A Senha
2001 – Alguém Como Você
2000 – X-Men
1999 – Paperback Hero
1999 – Erskineville Kings

Fonte: Wikipedia

Share