Redenção

Redenção

 

Creio que muitos não conheçam este filme que é do ano de 2004 que foi feito para a TV americana e aqui no Brasil foi lançado diretamente em vídeo. O que é um pena, pois é um bom filme e por causa do destino chegou as minhas mãos, pois nem conhecia o filme. As vezes fico triste com o mundo dos filmes, pois nem sempre bons filmes aparecem na mídia pelo simples fato de não serem campeões de bilheteria.

Quando comecei a ver o filme “Redenção” eu pensei que seria como outros filmes de prisioneiros cheio de briga e violência. Porem em “Redenção” não é bem assim o filme conta a história de Stanley “Tookie” Williams, onde “Tookie” foi o fundador de uma gangue de rua de Los Angeles, talvez a mais temida e famosa, conhecida como Crisps. O início do filme mostra sua condenação por quádruplo homicídio e a partir daí foca a sua permanência na prisão na prisão de San Quentin (no “corredor da morte”) enquanto espera que a data da sua execução seja marcada.

Os primeiros anos de sua prisão ainda foram marcados pela violência. Por isso ele passou vários anos em uma área de isolamento (“solitária”) por causa de brigas com outros presos. Doze anos após sua prisão, ele conhece a escritora Barbara Becnel, que o procura com a intenção de obter seu depoimento, em meio às pesquisas que vem realizando para a produção do seu próximo livro. Passando boa parte do tempo na solitária, ele começa a lembrar-se de como foi sua vida até ali e passa a perceber os grandes erros que cometeu.

Então, agora longe das ruas e perplexo com a realidade da violência e com a proporção que ela tomava, seu comportamento muda radicalmente e ele começa a escrever uma série de livros infantis, nos quais mostra o aspecto negativo da violência e estimula as crianças a evitarem as gangues e os crimes. Inicia assim um trabalho para promover a não-violência, juntamente com a escritora Becnel, que no início encontra forte resistência por parte dos editores, mas por fim consegue publicar os livros.

Os livros então são lançados e tornam-se um sucesso mundial de tal magnitude, visto o trabalho de conscientização que realizam, que Stan “Tookie” Williams acaba sendo indicado ao Prêmio Nobel da Paz, por mais de uma vez, bem como ao Premio Nobel de Literatura.

Ficha Técnica:
Título original: Redemption: The Stan Tookie Williams Story
Elenco: Jamie Foxx, Lynn Whitfield, Lee Thompson Young, Brenden Jefferson, Brenda Bazinet, Wes Williams.
Duração: 95 minutos (1 hora e 35 minutos)
Gênero: Drama
Direção: Vondie Curtis-Hall
Ano: 2004
País de origem: EUA
Roteiro: J.T. Allen
Distribuição: FX Networks
Trailer:

Share